Poker online

Por Gamerscard - 14 de Dezembro de 2021

Então você sabe tudo sobre as regras, jogadas e estratégias do poker? Ótimo! Mas isso não é tudo, o poker é bem antigo e já passou por muitas mudanças desde que foi inventado, além das situações inusitadas envolvendo o jogo. Confira com a gente 10 fatos sobre poker que todo aficionado precisa saber:

1. O poker teve sua origem nos Estados Unidos.

O local de nascimento do Poker foi especificamente em Nova Orleans, que também é onde surgiram o Jazz e os coquetéis. Embora não seja possível definir exatamente onde a primeira mão de poker foi jogada, historiadores já confirmaram que o jogo foi inventado e desenvolvido na área da Louisiana.

2. As primeiras versões do jogo eram jogadas com apenas 20 cartas.

O poker que conhecemos e amamos nos dias de hoje é jogado com um baralho completo de 52 cartas. No entanto, em seus primórdios, o jogo podia ser jogado com baralho de apenas 20 cartas e 4 jogadores. Naquela época o poker era bem simples: os quatro jogadores recebiam 5 cartas cada e começavam a apostar em quem tinha a melhor mão. Historiadores dizem que o baralho de 52 cartas foi incorporado por completo no jogo apenas de 1834 em diante.

3. A partida de poker que durou 8 anos.

O Bird Cage Theatre no Arizona afirma ser o local onde aconteceu o jogo de poker mais demorado da história. A mesa rotativa supostamente começou em 1881 e durou por impressionantes oito anos, cinco meses e três dias. De acordo com o Bird Cage Theatre, os jogadores eram todos personalidades famosas do velho-oeste e o buy-in mínimo era de mil dólares, equivalente a cerca de 26 mil dólares hoje em dia. Infelizmente, em 1889, o porão onde o jogo era hospedado - assim como o resto da cidade de Tombstone - sofreu um alagamento e o jogo teve que ser encerrado.

4. Como surgiram as fichas.

No começo, o poker era jogado valendo pepitas, moedas e até pó de ouro. Por causa disso, era difícil padronizar os valores apostados e uma unidade de medida padrão logo se mostrou aparente. Foi aí que as casas de jogos e salões inventaram as fichas, que costumavam ser feitas de marfim, madeira, argila e até osso. Elas também possuíam desenhos que representavam seu valor e podiam ser trocadas por dinheiro real nas próprias casas de jogos, de modo muito parecido como os cassinos funcionam hoje.

Nova call to action

5. Primeiro campeonato televisionado.

Estamos acostumados hoje em dia a ver jogos do mundo todo sendo televisionados, mas você consegue imaginar o quão emocionante foi a primeira transmissão de um campeonato de poker? Isso ocorreu em 1973 e o torneio foi a WSOP (World Series Of Poker), que aconteceu em Las Vegas.

6. Primeira partida de poker online valendo dinheiro.

Até o final dos anos 90, os sites de poker online eram amadores e cheios de bugs, por isso, os jogos não valiam dinheiro. Somente no dia 1º de janeiro de 1998 é que foi jogado o primeiro jogo do mundo online com valor monetário. O pioneiro responsável foi a extinta Planet Poker, que logo deu lugar à PokerStars e à Partypoker em 2001, que então estabeleceram a indústria bilionária que conhecemos hoje.

7. A origem da “Dead Man’s Hand”.

Uma curiosidade sobre poker é que ter dois ases e dois oitos na mão é chamado de “Dead man’s hand” - a mão do homem morto - porque essas eram exatamente as cartas que o famoso jogador de poker Wild Bill Hickok tinha na mão quando morreu jogando contra John McCall.

8. Maior jogo de poker.

Consta no livro de recordes da Guinness o jogo que aconteceu em junho de 2003 em Onchan, Ilha de Man como o maior jogo de poker do mundo. O jogo contou com 225.000 participantes almejando o prêmio de 25 mil dólares. O campeonato foi hospedado pela PokerStars e o buy-in era de apenas 1 dólar.

9. Esporte de mente.

Em 2010, a IMSA (Associação Internacional de Esportes da Mente) passou a classificar oficialmente o poker como um esporte da mente, à semelhança do que acontece com o xadrez e o bridge. Para os grandes fãs do jogo, existe até a possibilidade dele ser uma modalidade olímpica no futuro - mas, aí, já é outro papo.

10. Poker submerso.

No torneio submerso Lady Luck, na Flórida, os vencedores das rodadas classificatórias jogam as suas mãos finais debaixo d’água. A organização responsável disponibiliza fichas e cartas especiais para que os jogadores possam jogar as rodadas finais completamente submersos. A participação no jogo é gratuita e os vencedores recebem prêmios em dinheiro, um troféu e, claro, fama.

Se bateu a vontade de jogar depois de ler essas curiosidades sobre poker, não se esqueça de usar o seu GamersCard. Com ele, você ganha GamersPoint em dobro ao depositar fichas no PokerStars e no partypoker. Você pode trocar esses pontos por prêmios como baralhos exclusivos da WSOP e WPT, kits para churrasco e mais 3.000 produtos!  Prefere cashback? Sem problema! Você também pode trocá-los pelos seus GamersPoints! 

Ainda pode participar de torneios freeroll semanais, com premiações iradas!

Se você ainda não tem o seu GamersCard, não perca tempo, clique aqui e peça já!

Nova call to action