Educação financeira

Por Gamerscard - 26 de Janeiro de 2021

Educação financeira é algo que todo adulto precisa aprender, mas quem sabe economizar desde criança sai na vantagem. Já ficou claro que os jogos podem ensinar muita coisa, até mesmo lidar com dinheiro, controlar gastos e investir da forma correta. Para qualquer gamer que precise juntar uma grana pra comprar aquele jogo, skin ou periférico novo, saber guardar uma grana para o investimento correto é uma mão na roda! 

Banco Imobiliário

Monopoly

Quando pensamos em brincar de empresário, o primeiro jogo que vem à cabeça da maioria é Banco Imobiliário, ou Monopoly no nome original. Todo mundo lembra das longas partidas em que se disputa a propriedade de imóveis para depois cobrar aluguel de seus concorrentes. As versões mais recentes vêm com uma máquina de cartão de crédito, mas antes o dinheiro de papel colorido era uma das marcas registradas da franquia.

Logo no começo, aprendemos como empreendimentos menores podem trazer resultados rápidos, mas ao comprar propriedades de alto valor é que recebemos os maiores lucros. Considerar comprar propriedades na esperança de coletar aluguéis é semelhante a investir no mercado de ações com o objetivo de receber um retorno a longo prazo. Também aprendemos a economizar dinheiro, porque é necessário ter uma grana extra para evitar falir pagando aluguéis aos outros jogadores.

The Sims

Sims4

 

Este é outro game que nos ensina valores importantes que colaboram para uma boa educação financeira. Ao criar nosso personagem, construir sua casa, iniciar uma profissão e manter uma família, aprendemos que paciência, trabalho duro e economizar dinheiro são elementos-chave para manter as finanças em ordem para atingir objetivos de vida a longo prazo. 

Começando um novo jogo, não temos muita grana pra usar na casa, roupas e hobbies, então é preciso arrumar um emprego para pagar as contas e todos os gastos diários, para depois pensar em melhorar a decoração, construir uma piscina ou um carro novo. Se soou familiar, é porque administrar as finanças durante a vida adulta não é muito diferente disso.

Football Manager

Football Manager

Um jogo mais estratégico que pode ensinar boas noções de educação financeira é Football Manager. A franquia ensina o jogador a equilibrar suas vontades e necessidades, com um orçamento inicial destinado a comprar jogadores para o time que deve ser utilizado com muito cuidado. Isso exige uma tomada de decisões baseada em custo-benefício, adquirindo jogadores que devem ajudar o time a vencer, mas sem gastar demais, o que poderia levar o clube à falência.

Alguns jogos são mais diretos ao ponto, como Goumi, um MMO criado com o objetivo de ensinar educação financeira a crianças e adolescentes. Como atividades cotidianas, o jogador aprende conceitos de economia, investimento, controle de gastos, lucros e responsabilidade. O gameplay lembra The Sims, mas permite interações entre jogadores, além de ser mais complexo ao lidar com aplicações de dinheiro, poupança e bolsa de valores.

A linguagem financeira dos games

Mesmo sem ter jogado nenhum jogo dessa lista, a maioria dos jogos nos ensina a poupar recursos para investir naquilo que realmente precisamos no futuro. League of Legends tem sua moeda dentro de partidas e comprar o item errado pode ser um verdadeiro prejuízo. 

Muitos MMOs clássicos, como Ragnarok Online, World of Warcraft e o popular Final Fantasy XIV, têm uma economia girando em seus mundos criada pelos próprios jogadores. O Jogo da Vida também merece uma menção pelas lições sobre investimento, custo-benefício e as recompensas de uma boa organização financeira.

O GamersCard foi criado com essa mentalidade: uma forma de organizar suas compras de games num só lugar e acumular pontos para receber prêmios no futuro. Essa dinâmica soa familiar porque foi criada de gamers especificamente para gamers, já com a mentalidade de ser recompensado por investir em seu hobby favorito.

Tirando lições dessas experiências com jogos, fica fácil aprender a economizar e entender a importância da educação financeira, mesmo que seja só pra comprar aquela skin nova e dar GG com estilo!

Nova call to action