Poker online

Por Gamerscard - 21 de Julho de 2021

Jogar poker por si só exige um cálculo de risco e recompensa, mas existem formas de entender essas probabilidades a longo prazo. Calculando seus odds & outs, você transforma um simples draw em chances de lucrar a cada jogada. Confira as dicas exclusivas do GamersCard.

Um draw no poker significa uma mão incompleta, ou seja, você precisa de uma carta no turn ou no river que traga uma combinação boa para ganhar. Essa carta que transforma o draw numa mão completa é chamada de out. Quando ela aparece no turn ou no river, podemos dizer que você “acertou um out”. Mas como calcular as chances de vencer nessa situação?

Os odds no poker representam essa probabilidade. Na verdade, o termo significa exatamente isso em inglês: suas chances de virar o jogo. Aprendendo a calcular odds & outs, você saberá se pode pagar lucrativamente em situações de risco.

Outs transformam draws em combinações fortes

Utilizando um exemplo para explicar a situação, vamos considerar que você tenha 8♥7♥ e o flop é A♥9♥3♠. Se sair uma carta de copas no turn, você terá um flush. O baralho possui 13 cartas de copas, sendo que 2 estão na sua mão e 2 no flop. Portanto restam 9 cartas que podem lhe dar um flush no turn, então você tem 9 outs.

Quanto mais outs um draw tem, mais forte ele é. Lembre-se de contar apenas como outs cartas que transformam sua mão em uma combinação vencedora. Se aparecer um 8 no turn neste exemplo, sua mão melhora para um par, mas não é nenhuma certeza que você vencerá com ela.

Calculando outs & odds

Para tomar a decisão certa com seu draw, você precisa saber a probabilidade de acertar um out no turn ou no river. Isso é calculado da seguinte forma:

Passo 1: Determine o número de outs que completam seu draw, como no exemplo acima.

Passo 2: Divida o número de outs pelo número de cartas possíveis que podem aparecer em seguida.

Voltando ao exemplo, você tem 8♥7♥ e o flop é A♥9♥3♠. Você tem um flush draw. Você já sabe que tem nove outs, então agora precisa dividir o número de seus outs pelo número total de cartas no turn.

O baralho possui 52 cartas e você já sabe quais são 5 delas, pois 2 estão na sua mão e 3 no flop. Restam 47 cartas desconhecidas que podem aparecer no turn. Portanto, a probabilidade de obter o flush no turn é: 9 outs / 47 cartas possíveis = 0,19 = 19% ~ 4 para 1.

Nesse caso, seus odds são “4 para 1”. Isso quer dizer que são aproximadamente 4 chances de errar e 1 de acertar.

Nova call to action

Pot odds: vou lucrar se continuar jogando?

As probabilidades do pote são a proporção da possível recompensa em comparação à aposta que você deve pagar quando necessário. Essa relação pode ser vista como uma situação de risco versus recompensa. Comparando as suas probabilidades do pote, ou pot odds, com seus odds em outs, você pode estimar se uma aposta vale a pena.

Voltando ao exemplo, se o pote tem $8 e alguém aposta mais $2, sua possível recompensa é de $10. Lembrando que as chances de acertar o flush são de cerca de 4:1 contra você.

Supondo que você ganhe a mão, significa que em uma dessas 5 possibilidades, você ganha $12. Nos outros quatro casos, você perde $2. 

Pagando a aposta de $2, em média, após cinco ocasiões, você perde $2 quatro vezes e ganha 10$ uma vez. Seu lucro total, calculado pelo déficit de lucro, é de $10 - $8 = $2.

A conclusão é que, a longo prazo, vale a pena pagar a aposta nesta situação. Em média, você ganhará $0,40 (=$2 em 5 mãos) todas as vezes.

Essas são suas pot odds, uma medida de risco/recompensa calculada com base em probabilidades.

A relação entre outs, odds e pot odds

É possível aproveitar-se de bons pot odds para aumentar seu lucro a longo prazo. 

Seguindo com o exemplo, o pote contém $8. Você tem que adicionar $2 para cobrir a aposta de seu oponente, com a possibilidade de retorno de $10. Portanto, as probabilidades do pote são $10 para $2 ou 5 para 1.

Portando, suas pot odds são 5:1 e suas odds são de 4:1.

Considere a seguinte regra: se as probabilidades do pote forem maiores do que as probabilidades de uma mão incompleta, você ganhará a longo prazo. Se forem menores, você perderá.

O que aconteceria se seu oponente apostasse $4 ao invés de apenas $2? O retorno aumentaria para $12, mas suas vantagens se tornariam $12 para $4, o que é uma proporção de 3 :1. Portanto, não seria lucrativo pagar a aposta, já que as pot odds são menores que suas odds de 4 : 1. Nesta situação, você deve desistir da mão para evitar perder a longo prazo.

Aplicando ao jogo

Agora que você já sabe calcular seus odds & outs e como aplicar isso ao poker, é preciso muita prática para se tornar algo automático. O GamersCard tem a praticidade que você precisa para continuar jogando, com a facilidade de recarga sempre que necessário e benefícios como GamersPoints que podem ser trocados por prêmios, vantagens ao comprar e resgatar fichas no partypoker e PokerStars, além de uma série de outras facilidades. Gerencie seu bankroll com um cartão feito especialmente para jogadores!

Nova call to action